Texto: Apocalipse 21:1-7

1. E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe. 

2. E vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, adereçada como uma noiva ataviada para o seu noivo. 

3. E ouvi uma grande voz, vinda do trono,  dizia: Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles. 

4. Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. 

5. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve; porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. 

6. Disse-me ainda: está cumprido: Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim. A quem tiver sede, de graça lhe darei a beber da fonte da água da vida. 

7. Aquele que vencer herdará estas coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. - Bíblia JFA Offline

1) Ver

Ajustar o nosso foco para ver o que Deus está nos mostrando e não o que os embaraços desta vida querem nos mostrar.

V 1. E vi um *novo céu* e *uma nova terra*. Porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe. 

Tudo isso aqui será extinto, nosso foco precisa estar no que virá. _o Noivo, com o novo  céu e Nova terra_

V 2. E vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, *adereçada* como *uma noiva ataviada para o seu noivo*. 

Quando vemos o que Jesus vê, passamos a vestir nos do seu linho finíssimo, que a Palavra descreve como atos de justiça, ou seja, praticar o que é justo aos olhos do Pai.(Ap 19:8)

Pois é certo que Ele voltará e para nos buscar e o que temos nas mãos pra apresentar? 

Por isso é tão importante focarmos na visão do Reino e não nas coisas que há nesse mundo.

2). Ouvir

V. 3. E ouvi uma grande voz, vinda do trono,  dizia: Eis que o *tabernáculo de Deus está com os homens*, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles. 

Somos o povo de Deus, precisamos ouvir o que Ele está nos dizendo. Precisamos deixar de dar ouvidos ao que o mundo nos diz, deixar de dar ouvidos ao que nossas vontades dizem e ouvir o que o Espírito diz... O Noivo vem e nós que somos a noiva, precisamos desejar a vinda do Noivo. Deus está aqui, Ele não nos deixou só, nos que não buscamos com profundidade pela sua presença, mas Ele está conosco.

Ele é nossas esperança. 

Colossenses 1:27

Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, *esperança da glória;*

*Ouvir também implica em guardar*

V 6. Disse-me ainda: está cumprido: Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim. *A quem tiver sede, de graça lhe darei* a beber da fonte da água da vida. 

Jesus é a nossa base, por causa dEle vivemos, pra Ele vivemos e pra Ele retornaremos... As coisas dessa vida, ficam aqui e o que irá conosco, será apenas o que nós fizermos para o Reino.

Está escrito em Apocalipse: 22. 11. Quem é injusto, faça injustiça ainda: e quem está sujo, suje-se ainda; e *quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, santifique-se ainda.* 

12. Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um *segundo a sua obra*. 

3) Crer

V 4. Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. 

5. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve; porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. 

Hoje, podemos estar sofrendo, mas há uma promessa... Ele virá e esse sofrimento que hj temos por causa do Reino dEle, por desejarmos viver de forma justa, íntegra e digna, tudo isso vai acabar quando Ele vier nos buscar.

Mas será que temos chorado e sofrido pelas coisas que são do Reino ou por causa das nossas frustrações humanas?

4) Perseverar

V 7. *Aquele que vencer* herdará estas coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.

Custe o que custar, precisamos seguir em frente. 

Vencer nossas próprias vontades, nossos desejos, nossas justiças humanas, pois Ele está vendo e pesando nossos espíritos.

Nós fomos justificados pelo Sangue de Jesus derramado na cruz, não éramos merecedores de nada, porém Jesus pagou o nosso preço, fomos comprados e agora pertencemos a Ele. Precisamos nos aproximar dEle e buscar nEle a justiça.

Conclusão:

Sejamos firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, porque nEle nosso trabalho jamais será em vão (1 Co 15:58).

Passamos por muitos desafios, mas não podemos nos esquecer de que neste mundo passaremos por aflições, mas tenhamos bom ânimo porque Jesus venceu por nós. (Jo 16:33)


Ministério Monte Sião – Ministério de Células

Esboço de Marcia Lembrance Morello.