Texto Bíblico – Romanos 8.16

Você tem vivido como um filho do Reino de Deus? De acordo com o verso, se você é nascido de novo, o Espírito Santo de Deus testifica no seu espírito que você é filho de Deus. Isso significa que você precisa viver como filho de Deus. De que forma? Seguindo os padrões divinos e não se submetendo aos conceitos errados deste mundo (Romanos 12.1-2). Somos advertidos a não nos conformarmos com este século, mas nos transformarmos pela renovação da mente, que acontece quando nos submetemos à Palavra. Como filho de Deus, você precisa viver para Deus. No mundo de hoje, temos visto como a sociedade aderiu a padrões que são contrários à Palavra de Deus. Por isso, o filho de Deus tem que viver neste mundo o padrão do Céu. É de se admirar como conselhos errados, de pessoas erradas, podem destruir um relacionamento familiar. E mais admirável ainda é destruir o relacionamento entre Deus e os seus filhos. Então, para viver como um filho do Reino:

CUIDADO COM O QUE VOCÊ OUVE. Como um filho que vive para Deus, tenha cuidado com o que você ouve. Se não edifica, se não tem nada a ver com o Reino de Deus e com o amor que você tem recebido do Pai, não retenha. Em 1ª Tessalonicenses 5.21, somos advertidos a examinar tudo, ou seja, ouvir tudo, mas só reter o bem, ou seja, o que é bom.

APEGUE-SE à PALAVRA de DEUS. Viver para Deus é se apegar à sua Palavra, nosso livro de instruções, obedecendo aos princípios e seguindo todos os mandamentos. Viver para Deus é estar com os ouvidos atentos aos princípios da Palavra para não ser contaminado com conselhos errados, de pessoas que só trazem influência negativa. Lembre-se de que o próprio Espírito testifica no seu espírito que você é filho de Deus. Então, você é filho de Deus por uma testificação interior que não pode ser demolida por problema algum, por nenhum conceito errado, nem por padrões impostos pela sociedade. 

TENHA UM TESTEMUNHO IRREPREENSÍVEL. Como filho de Deus, sua vida deve ter a vida de Deus, de tal forma que, por onde você passar, as pessoas saibam que você é diferente. Quem se diz filho de Deus e não vive a vida de Deus tem a sua identidade de filho confundida. Isso não é bom nem para o Reino nem para quem se diz filho. Para o mundo, é necessário que os filhos de Deus vivam como tal, que tenham um testemunho irrepreensível e não andem confundidos. Quem vive em confusão é o mundo, perdido em conceitos errados, porque jaz no maligno.

ASSUMA A NATUREZA DE FILHO DE DEUS. Como filho de Deus, você tem deveres e direitos que fazem de você um cidadão do Céu, mesmo morando na Terra. Quanto privilégio você possui! Quem diz que somos filhos de Deus é o Espírito de Deus. Logo, não é você fazer autoafirmações, mas o Espírito testificar que você tem a natureza de filho. O Espírito Santo colocou em você o selo da salvação (Efésios 1.13). Ser filho de Deus dá a você o passaporte para a vida eterna. Você é selado pelo Espírito Santo da promessa. Não seja como alguns que são filhos, que conhecem o que Deus tem para suas vidas, que sabem que é o melhor, mas preferem caminhar seguindo o modelo imposto pelo mundo. Viva como filho de Deus, assuma a sua natureza de filho e não abra mão das promessas que estão reservadas para a sua vida.