Hoje vamos estudar duas bem-aventuranças relacionadas à maneira como lidamos com as pessoas. A decisão de perdoar e pedir perdão são provavelmente algumas das que mais afetam nossa felicidade e a nossa qualidade de vida. Esta é “a escolha do relacionamento”. Em Mateus 5.7, diz: “Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia”. E em Mateus 5.9 ensina: “bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus” Misericordioso é aquele que perdoa completamente. Segundo a palavra, para continuar a receber misericórdia é preciso continuar a oferecer misericórdia perdoando os outros. Em Mateus 5.9 diz: “Felizes são aqueles que trabalham pela paz”, aqui Jesus fala sobre o princípio da reconciliação e de reparar a quem ferimos. De buscar manter a paz e não brigar!
TRÊS RAZÕES POR QUE DEVEMOS PERDOAR:
Porque Deus tem nos perdoado. “Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou”. Ref. Colossenses 3.13. Perdoar é dar aquilo que Deus já te deu! - Avaliemos sempre o quanto fomos perdoados por Deus para então perdoarmos o próximo.
Porque guardar ressentimentos só nos prejudica ainda mais. Leia Jó 21.23-25. Fato: Muitos estão doentes porque tem guardado ressentimentos em sua alma. A amargura, ira, ressentimentos e falta de perdão só prejudicam a nós mesmos.
Porque nós vamos precisar de perdão no futuro. O que diz Marcos 11.25? Precisamos perdoar os outros porque com certeza precisaremos do perdão de Deus.
ALGUNS PASSOS PARA AVANÇAR NA DIREÇÃO DA DECISÃO DE PERDOAR:
A. Procurar quem nos feriu, revelar o problema e como nos sentimos. A dor será superada só quando admitirmos o problema e confessarmos como ele nos prejudica.
B. Decida liberar o ofensor de sua culpa e de qualquer vingança. “Não espere pelo outro”! - Após o perdão, ao lembrarmos dos fatos estes não nos ferem mais. Perdoar não significa que vamos voltar a ter uma relação abusiva ou permitir que o ofensor continue a pecar contra nós.
C. Decidir trocar a ferida e a dor pela paz de Deus. Quando deixamos a ofensa e a mágoa saírem através do perdão, abrimos espaço para a paz de Deus entrar. Leia Colossenses 3.15. Façam todo o possível para viver em paz com todos.
ORIENTAÇÕES PRÁTICAS A SEGUIR QUANDO FOR PEDIR PERDÃO:
Faça isto na hora certa. (Leia Eclesiastes 8.6);
Faça isto com a atitude certa;
Fale a verdade com amor. (Leia Efésios 4.15);
Faça isto sem nutrir expectativas especiais. Mantenha-se focado na sua parte;
Seja cuidadoso ao falar.
Conclusão: Não basta apenas sabermos o que devemos fazer, é preciso agir. Orem juntos e procurem alguém para falar sobre o que e quem você precisa perdoar. Quebre o segredo, Deus vai lhe abençoar!