Texto: 1 Tessalonicenses: 5. 14. Exortamo-vos também, irmãos, a que admoesteis os insubordinados , consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos.

Neste texto percebemos que Paulo está falando sobre 03 tipos de cristãos que estão na Igreja:

01) Os insubordinados - são aqueles que não são tratáveis, sendo insubmissos para com a liderança não reconhecendo autoridade sobre suas vidas. Tal insubmissão os conduzem ao deserto uma vez que resistem a direção de Deus vinda da parte do líder que Deus colocou sobre sua vida. 

Paulo diz que tais pessoas devem ser admoestadas, a fim de aprenderem a submissão, sendo tratadas e moldadas conforme a vontade do SENHOR. Somente a submissão e o tratamento de Deus em suas vidas fará com que tais pessoas saiam do deserto. Temos como exemplo os israelitas que murmuravam e eram insubmissos a liderança de Moisés e assim permaneceram no deserto até a morte. 

Tal conduta é típica de um cristão com espírito altivo que se julga em condições superior a do líder, e assim o espírito de Jezabel encontra uma porta aberta para influenciar e trabalhar através dos insubordinados. 

2) A bíblia tb fala sobre os desanimados, aqueles que precisam de consolo e palavras de ânimo a fim de não pararem no meio do caminho. Aqueles que com os problemas da vida, lutas e feridas acabam desanimado precisando do consolo, do ânimo que vem através da vida de outros irmãos e também da liderança da Igreja. 

Os desanimados precisam sempre ser encorajados a prosseguir. Dificilmente um dia se tornarão líderes uma vez que sempre dependem de algum encorajamento para continuar.

3) Paulo também cita os fracos, aqueles que precisam de amparo e sustento. Aqueles que precisam de alguém estendendo a mão, de constante acompanhamento e atenção.

Como podemos ver a Igreja não é composta somente de pessoas perfeitas e por isso, Paulo diz que temos que ser longânimos ou seja, pacientes com TODOS. 

Devemos orar para que o SENHOR venha transformar suas vidas a fim de que saiam deste lugar de derrota e possam se tornar um instrumento poderoso nas mãos de Deus!!!

É por isso que precisamos investir naqueles que possuem as características de líderes!! Os chamados líderes em construção. A características de um líder em construção é a seguinte:

1) Disponível - Alguém que o SENHOR pode contar! Alguém que ama servir a Deus. Coração de servo que deseja cumprir a missão que Deus lhe confiou. Que ama a Deus e coloca seus propósitos em primeiro lugar.

2) Caráter - uma pessoa de bom nome, que vive de forma honrada. Caráter passa credibilidade.

3) Cheio do Espírito - alguém que passa tempo com Deus. Que ora, medita na Palavra, jejua, adora e se enche do Espírito de Deus constantemente.

4) Humilde - característica de quem é tratável, sem resistência e está disposto a aprender sempre, andando em sintonia com a liderança da igreja local, dentro da visão.

5) Transparente - que anda na Luz, é verdadeiro  e suas motivação são sinceras diante de Deus e dos homens.

6) Capacitado - aquele que investe seu tempo e recursos para se superar, para crescer e fazer a obra de Deus com Excelência! 

7) Consagrado - aquele que é separado para o uso exclusivo do SENHOR!!

Que o SENHOR encontre em nosso meio homens e mulheres com estas características!! Que sejamos a resposta de Deus para nossa geração!! Que sejamos líderes segundo o coração de Deus!!!

Pr Diego - AMAI